VLOGS

VLOGS

Não é novidade que com popularização da Internet, está havendo uma maior interação entre as pessoas. É uma mídia que diferente das outras, as pessoas não são somente ouvintes ou telespectadores, também podem participar divulgando suas ideias.Haja vista, a quantidade de blogs, portais e sites que surgem a cada dia na rede. Inclusive, os internautas, blogueiros ou vlogueiros podem fazer a sua própria pauta e não só receber um discurso pronto como acontece nas emissoras de televisão, rádio, jornais e revistas.

Lógico, que não pode ser inocente em acreditar nesta pulverização da comunicação, mas, a internet é uma mídia interativa, em que os usuários têm a oportunidade de divulgar o que consideram importantes. Por isso, é tão importante que o processo de democratização digital avance mais rápido.

Um assunto que está me chamando atenção são os “vlogs” e fiz uma rápida pesquisa na net. O Videoblogue (Videoblog, Videolog ou Vlog) tem uma estrutura de weblogs e fotologs, porém, diferente do primeiro e do segundo que os conteúdos são textos e fotos, o conteúdo é vídeo. Também como o blog e fotolog, possui atualização diária e é caracterizado como um site pessoal, administrado por um ou mais indivíduos. Os vídeos são exibidos diretamente, sem a necessidade de se fazer download.

O interessante é que há serviços de hospedagem de videologs gratuitos, que possibilitam as pessoas sem conhecimentos técnicos de edição de páginas possam publicar os videologs na Web. Os vídeos podem ser feitos usando câmeras digitais ou celulares com recurso de gravação de filmes, webcams, filmadoras analógicas ou filmadoras digitais. Portanto, é uma oportunidade para quem almeja divulgar um produto, um talento ou ideias e pode ser uma ferramenta importantíssima para consolidação da democracia.

O vlogs que achei mais interessantes, falam sobre o cotidiano e mostram fatos que muitas vezes passam despercebidos. Para dar dinâmica no vídeo eles cortam e depois dão um gancho nos assuntos. Falam sobre um tema, depois outros assuntos; no final, fazem uma ponte entre os temas. Realmente, esta linguagem dá mais gás aos vídeos.

http://www.youtube.com/user/maspoxavida

http://www.youtube.com/user/denislees

http://www.youtube.com/user/gabbiesayshi

http://www.youtube.com/user/chrismartinsrocha


http://www.youtube.com/user/canalruim


Lógico que tem outros também muito interessantes. Escolhi os que mais gostei.
Fonte de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoblog


http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17523.shtml

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/09/com-humor-sem-nocao-e-incorreto-videobloggers-migram-da-tv-para-a-internet.jhtm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector