AUTOCRÍTICA NÃO SIGNIFICA AUTODESTRUIÇÃO


Crédito da imagem: http://blogs.jovempan.uol.com.br/carreira/cuidado-com-a-autocritica/



Terminei a leitura do livro Triângulo das Águas de Caio Fernando de Abreu e ao ler o primeiro parágrafo da apresentação do escritor sobre a obra, comecei a pensar como posso me transformar ao longo do tempo:


“ Sempre é terrível para um escritor revisar seu próprio texto. Escrito às vezes num jorro de emoção, sem interrupções nem autocrítica, muitos anos depois, corre-se o risco de rejeitar o filho crescido, independente, talvez feio, deformado. Perdão e amor, então são os únicos sentimentos capazes de atenuar a crítica que, inevitavelmente impiedosa, não deverá jamais ser estéril ou esterilizante.”

Este trecho pode-se transferir para vida. Quantas vezes, olhamos fotos, trabalhos ou ideias antigas e nos consideramos estranho àquelas coisas que parecem ser de outra pessoa.  

Aponto falhas em escritos e fotos minhas, que não conseguia enxergar anos atrás. Com o passar do tempo, a autocrítica vem amadurecimento dentro de mim e, às vezes, rejeito muitos fatos do passado.


Mas, as falhas e os micos pretéritos fazem parte da minha história e tenho que ter benevolência. Se naquela ocasião fui impulsivo e me atrapalhei, na verdade, queria acertar e construir algo. Graças a ele, tenho experiências as quais me tornam uma pessoa melhor.

Autocrítica não significa autodestruição, pelo contrário, seremos nossos conselheiros para nos aprimorar sempre como indivíduo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector