UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME " SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS"







Na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos provoca um choque com a direção conservadora do colégio, sobretudo quando fala aos seus alunos sobre uma sociedade secreta. 

Não gostaria de falar sobre o filme em si, mas como é complicado dar conselhos. No filme, teve um personagem que desejava ser ator, mas o pai não o permitia. Ele se pedia dicas para o professor liberal, que com ótimas intensões dizia para fazer com o pai abertamente sobre o sonho de o rapaz ser ator. Todavia, o jovem não era forte e não conseguia se livrar das amarras do pai. Resolveu se suicidar para se libertar da opressão paterna. Diferente de outros que saíram de casa e sofreram dificuldades para ir atrás do sonho. 

 Por isso, que dar conselhos é muito complexo. Se você tomou uma atitude e deu certo, não significa que para o outro dará certo. O ser humano é vasto e não tem como tentar padroniza-lo com conselhos e receitas. Também, comecei a refletir que ser adulto é adaptar o sonho com a realidade. Não significa acomodação, pelo contrário, é buscar uma forma de realizar seus objetivos.

 Na sociedade em que vivemos, precisamos trabalhar para sobreviver. Ser maleável como uma flor, que se defende de uma rajada de vento, será uma prova de força. Tornar-se concreto como uma parede, é derrubado num piscar de olhos. 


A adaptação e a reconstrução individual podem ser de grande valia para não deixar o sonho morrer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector