FESTA NO CÉU



É um desenho que aborda a morte não como um fato triste, mas alegre. A animação tem influência da cultura mexicana que celebra a morte com uma festa. Por isso, achei a história bem legal para refletirmos sobre um assunto tão temido. A moral do enredo nos revela que quando a gente não se esquece dos que já se foram, eles continuam vivos na memória. Acho um barato como a cultura mexicana lida com a morte como sendo uma celebração da vida também. Será que a morte é o fim? Ou outro começo?

Outro aspecto que achei interessante é que o protagonista do desenho não é um herói clássico, ele não quer matar os touros como a tradição da sua família toureira ordena. Ele quer tocar viola para sua amada. Porém, não deixa de ser um rapaz corajoso e de coração puro.

A estética do desenho é maravilhosa, principalmente, quando o protagonista vai para terra dos "mortos", um lugar de explosão de cores e alegria. É assim porque suas almas estão nas lembranças de seus entes queridos. Contudo, quando não são lembrados, vão para o mundo do esquecimento.

Enfim, Festa no céu é um filme interessante para abordar com as crianças sobre um tema tão "terrível" ( até para os adultos.), inclusive, para evitar neuras e consumo excessivo de antidepressivos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector