O DIAMENTE DO TAMANHO DO RITZ E OUTROS CONTOS DE FRANCIS SCOTT FITZGERALD

Além dos contos serem envolventes, um dos pontos que achei mais interessante foi a amostra do contexto histórico que as narrativas fizeram da primeira metade do século XX da História dos E.U.A.

Os contos são ambientados na década de XX: O conto que é o título do livro( 1922), Bernice corta o cabelo(1922) e O palácio de gelo(1920). As histórias além de mostrar questões da juventude rica americana (os protagonistas dos contos são jovens), a pujança da economia americana pós-primeira guerra e pé-depressão 29 e as diferenças culturais de um país continental como os Estados Unidos; principalmente do Norte e do Sul que tem uma rivalidade depois da Guerra da Secessão.

O escritor descreve muito bem este ambiente devido à sua vivência. Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, em 24 de setembro de 1896. É de família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, porém não se formou. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário. Além disso, escreveu o romance de muito sucesso O Grande Gatsby e o qual teve uma versão de sucesso no cinema roteirizada por Francis Ford Coppola. ( Não vi e nem assisti o livro...).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector