POR ESSES DIAS...

Navegando no youtube, vi um rapaz indicar um livro de contos: NOVE ESTORI J. D. Salinger, principalmente o conto 'Um Dia Ideal para os Peixes-Banana'. Tinha lido este livro já alguns anos e quando eu ouvi o titulo do conto, comecei a recordar do momento em que eu estava passando quando o li pela primeira vez.

Curioso, que muitos filmes e livros me remetem ao meu passado e o que eu estava fazendo. Neste conto, encontrava-me uma oficina de contos a Estação das Letras. Encontrei pessoas tão interessantes lá. Reunimos uma vez por semana, discutíamos alguns contos selecionados pelo professor ou o grupo e compartilhávamos nossos escritos. Cresci muito com as críticas e aprendi a ouvir. Antes, achava que criticar era a mesma coisa que ofensa; depois da oficina, percebi que a critica é uma forma de aprendizagem e fundamental para se transformar numa pessoa melhor.

Também, estava numa fase à deriva. Tinha terminado a faculdade e um vazio profundo se abateu em mim. Não sabia o que queria fazer e andava pela cidade buscando algo que não sabia direito. Lembro que quando a barca cruzava a Baía de Guanabara, ficava a observar a beleza da paisagem a fim de fugir um pouco ora dos meus pensamentos revoltos ora da apatia, que sempre vinha bater à minha porta.

Quando discutimos sobre 'Um Dia Ideal para os Peixes-Banana', teve uma senhora muito bacana que analisou o conto nos mínimos detalhes e que ajudou na leitura do texto. Realmente, sinto saudade dessa época. Um dia, quem sabe, voltarei a fazer oficinas literárias. Não com a pretensão ingênua de achar que as fazendo me transformarei em escritor, mas sim pelo prazer da troca e aprender cada vez mais sobre literatura. Quero ler outra vez o livro, pois, com toda a certeza, terei outras interpretações. Reler um texto é descobrir outras camadas de uma história...

Gostei de recordar, mostra que tenho um passado. Não sou vazio, como algumas pessoas pensam...

Link do conto:

http://www.scribd.com/doc/35921963/J-D-Salinger-Um-Dia-Ideal-Para-Os-Peixes-banana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector