A Metamorfose - Franz Kafka




Há algum tempo li este livro e, nas minhas primeiras interpretações, achei que a breve história era um ensaio sobre como o ser humano usa o outro e quando não se precisa mais é jogado para o escanteio. Principalmente, na Sociedade Capitalista. Gregor Samsa era o provedor da família. Começou a trabalhar cedo para sustentar o pai doente e falido, a mãe e a irmã mais nova. Quando se tornou um inseto, não foi mais útil à família. Logo, começaram o desprezar e a irem à luta. 

Um dia desses, li outro fato sobre o romance que não tinha me dado conta. Gregor apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos e se preocupava com a família. Porém, com o tempo se acomodo na nova condição sem realmente entender no que se tornara. Resolvi reler Metamorfose e percebi a mesmo fato. Por isso, que é uma obra atual.

Gregor Samsa sempre quis desempenhar o papel de bom menino, eficiente e o grande mártir da família. O cara que veste a camisa da empresa, o cumpridor de todas as tarefas. Viveu, como muitos, uma vida superficial de persona, não conheceu sua individualidade. Sua vida foi uma peça do sistema, que quando deu problema, jogaram-na no lixo. Quantos indivíduos não viraram insetos nojentos? Não literalmente, mas simbolicamente. Já ouvi vários casos assim: “Um cara que tinha um ótimo emprego, muitos amigos e ao ser despedido ficou à mingua.”.

Metamorfose mostra que não somos Deuses e nem mais importante que um inseto nojento, que matamos por repulsa. Vivemos uma vida ilusória e interpretada. A vida não humanizada nos esmaga, ou melhor, faz a gente  desaparecer. 

***

Só um breve pensamento. Quando li a história pela primeira vez, fui maniqueísta. Achei a família do protagonista má. Mas, será que não teria a mesma reação de ver um parente meu se transformar num inseto nojento. Sou um cara mediano como qualquer outro. Não ficaria cantando para ele, com os personagens de Walt Disney.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector