Ao ler o poema “Primeira foto de Hitler”( Wislawa Szymborska) , comecei a pensar no indivíduo Adolf Hitler.  A maioria concorda que suas ideias eram terríveis, mas, como ele conseguiu ao topo do governo alemão? 

Lógico que havia poderosos que o transformou num emblema, melhor, um produto de propaganda que o povo alemão em tempos difíceis consumiu. 
Não quero aliviar Hitler, óbvio que teve sua culpa, porém, levou a culpa de todos, que o apoiaram e patrocinaram, nas costas. 

Então  caçar um inimigo e tornar tudo um maniqueísmo simplista, não proporcionará a reflexão necessária. O nazismo aconteceu não por causa de Hitler e sim pela intolerância, cobiça e miséria de uma sociedade. 

Pode-se observar essa busca aos culpados, tornando o caso não social, mas de polícia.  Por exemplo, a tragédia que aconteceu em Santa Mara, mais de duzentos jovens mortos numa boate.  O cantor que incendiou sem querer o estabelecimento e o dono da boate, que não investiu numa infraestrutura correta para segurança, precisam ser processados e responsabilizados.  

Todavia, não se pode esquecer que nunca houve um projeto de urbanização decente e fiscalização no país.  Quantas construções irregulares espalhadas no Brasil e autoridades fazem vista grossa? 

O país a cada ano aumenta a população e a infraestrutura não acompanha. Logo, a probabilidade de tragédia ( como aconteceu em Santa Maria) será maior. 

Não adianta somente caçar culpados. Precisa discutir um projeto de urbanização que comporte melhor as pessoas e uma fiscalização rígida, para evitar essas tragédias que podem ser muito bem evitadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector