Até nos delírios há indícios da realidade


Antes de postar o vídeo, gostaria de explicar os motivos, já que nunca tive a intenção de promover no meu espaço virtual qualquer tipo de conteúdo que deboche ou humilhe pessoas simples ou com algum tipo de problema tanto físico, emocional e mental.
O que achei interessante neste vídeo foi a criatividade da mulher ao contar uma história cheia de reviravoltas sobre não querer mais atuar em novelas e como fez para se vestir nas personagens, inclusive da protagonista da telenovela mexicana Rubi.

Almejo mostrar como a diferença do artista e de outro indivíduo está que o primeiro viaja na imaginação, mas, retorna para o plano racional com a finalidade de tornar plausível aos expectadores suas ideias e inspirações, enquanto o outro muitas vezes não retorna. Logo, imerge nas profundezas da imaginação, tornando-se incompreensível aos outros. Todavia, até nos delírios há indícios da realidade e seus significados.

Se puderem, façam um exercício de imaginar que a mulher do vídeo fosse uma atriz interpretando um roteiro, com certeza terão outro olhar em relação à cena.

O que achei interessante foi o discurso imaginativo da moça, evidenciando que todos nós podemos imaginar histórias, porém o que nos diferencia do artista é a técnica para tornar plausível a nossa arte.


Não se pode deixar de lembrar que existem terapias que se utilizam da arte para ajudar pacientes com problemas psíquicos e psiquiátricos. Muitos “loucos” tornam-se artistas muito criativos como, por exemplo, Arthur Bispo do Rosário dito louco por alguns e gênio por outros, a sua figura está inserida no debate sobre o pensamento eugênico, o preconceito e os limites entre a insanidade e a arte no Brasil. A sua história está inserida inclusive à da Colônia Juliano Moreira, instituição criada no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX, destinada a abrigar aqueles classificados como anormais ou indesejáveis (doentes psiquiátricos, alcoólatras e desviantes das mais diversas espécies).(https://pt.wikipedia.org/wiki/Bispo_do_Ros%C3%A1rio)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector