A PALAVRA E SEUS SIGNIFICADOS



Hoje, através de um diálogo, percebi que tinha uma visão restrita sobre o termo oportunismo. Considerava ser mau-caratismo. Mas dando uma olhada em dois dicionários, percebi que estava errado.

“sm (oportuno+ismo) 1 Polít Tendência a sacrificar os princípios, para transigir com as circunstâncias e acomodar-se a elas. 2 Habilidade em procurar ocasiões oportunas para bons lances, em certos jogos esportivos.” (Michaelis)

 “1 Sistema de transigir com as circunstâncias, de agir conforme elas. 2 Tendência ou aptidão para aproveitar as oportunidades ou as circunstâncias, normalmente sem preocupações éticas.”(Aurélio)

Como não sabia o que era transigir, fui ao dicionário de novo: 

 “zi) (lat transigere) vti e vint 1 Ceder, concordar, condescender: Transigir com alguém. “Transigir, não transige. Recuar, não recua” (Rui Barbosa). Vtd 2Dir Compor por transação; conciliar: Transigir uma demanda. Vti e vint 3Compor-se, contemporizar, ser a favor depois de ter sido contra ou vice-versa:Não transige com a impostura. Nisso (ou sobre isso) não transigiremos. Por muito tempo combateu a ideia, mas acabou transigindo.” (Michaelis)

 “1 Conciliar. 2 Fazer transação com alguém a respeito de litígios. 3 Compor-se em demanda. 4 Condescender; contemporizar. 5 Aquiescer; deixar a opinião própria para conformar-se com a alheia.”( Aurélio)

Também, não sabia o que era Aquiescer: “1 Consentir por condescendência. 2 Aderir.” ( Aurélio)

Portanto, a palavra possui vários significados e se precisa perceber o contexto em que ela foi aplicada. Rotulá-la pode causar mal-entendidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector