FRESTAS, Contos de ANGELA SCHNOOR




A vida é composta de episódios que são expostos por frestas das janelas e das portas. Por meio dos contos de uma página ou duas e minicontos reunidos em uma folha, encontram-se diferentes facetas da natureza humana.

Conheço a autora há dez anos ou mais e, não querendo rasgar seda, o que me encanta na sua narrativa é a liberdade de abordar qualquer assunto, sem perder o cuidado com a palavra e a classe. Sua concisão nos permite viajar e até construir outras histórias, pelo menos eu percebo assim. Como a autora diz em seu blog: 
 “Microargumentos: Microcontos ou Micronarrativas me parecem ser um meio de acesso à imaginação ampla. Eles servem como isca e possibilitam a quem os lê desenvolver toda uma história plena de detalhes, totalmente original e única a cada novo leitor. “

 Confesso que alguns contos deixaram um gostinho de quero mais, por exemplo, um romance ou filme. Entretanto, poderiam quebrar o conceito do miniconto, a concisão que torna o desfecho da história mais impactante e abrem as várias possibilidades de interpretação.

Também, o que torna as histórias peculiares é o domínio que Angela tem em relação às imagens do inconsciente. Além de ser psicóloga, possui uma identificação com outras artes como a pintura e o desenho. Não sei se as micronarrativas ou microargumentos de Angela se transformarão em Clássico da Literatura. O que posso dizer é que ela escreve por prazer e com muito zelo a sua língua materna. Seu trabalho é imaginativo, honesto, cuidadoso e talentoso. 

Com certeza, quem lerá FRESTAS ou outros livros que virão, irá refletir sobre si e o mundo. Para mim, este é o verdadeiro significado da arte, fazer como que o expectador saia do piloto automático para observar as frestas que podem revelar demônios internos, fantasmas, imperfeições ou lembranças adormecidas. 

 ***

 Frestas, não pode ser encontrado nas livrarias. Foi uma edição de autor. Deixarei seu blog para contato: 

 http://microargumentos.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Idéias do canário-Machado de Assis

A Menor Mulher do Mundo de Clarice Lispector

Preciosidade, conto de Clarice Lispector